Dicas de raspagem para a palheta do fagote

Andrea Wurmback *

 

        "Considerando que seguidamente me pedem conselhos sobre a melhor maneira de fazer a "sintonia fina" nos trabalhos finais da palheta pronta, resolvi reunir algumas dicas que pudessem ser úteis. É claro que (infelizmente!) não existe uma receita patenteada, nem sequer posso dar garantias de sucesso, mas, quem sabe, meus muitos anos de experiência nesse campo possam servir de  ajuda a um ou a outro".

                                            Andrea Wurmbäck

 

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1. Quando uma palheta é muito "pesada" eu recomendo primeiramente desbastar um pouco da madeira junto à cinta de arame, de uma maneira igual de fora a fora (pode ser com uma faca, com uma lima, com uma lixa, cada um o faça conforme suas preferências pessoais!). Isso faz melhorar o ataque na região grave.
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2. Se a palheta ainda assim estiver muito pesada, pode-se avançar com o procedimento mais para parte dianteira da palheta. A região central, o assim chamado "coração" (na ilustração apresentado na parte sombreada mais clara), deve ser trabalhada com cuidado, mas não ignorada totalmente: senão poderá ocorrer que as laterais estejam tão finas como um papel, e mesmo assim a palheta se apresenta ainda muito pesada e sua sonoridade fica cada vez mais horrível! Portanto, avançar em direção ao coração! ele suporta mais do que a gente possa imaginar... O ideal será conseguir uma gradação/transição homogênea da espessura tanto de dentro para fora,  quanto de trás para a frente - sem degraus!

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3. Neste estágio a palheta deveria se apresentar muito mais ágil. Na parte da frente o trabalho deve ser sempre muito cuidadoso! Também ali incluir procedimentos no coração...

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4. ...então lixar levemente ainda as laterais. Na terça parte dianteira da palheta há uma melhora do ataque das notas e do pp. Perigo: A cor do som fica geralmente mais clara e se acontecer de se retirar demais madeira, as notas centrais (sobretudo o mi e o ) caem, e a afinação então fica instável.

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5. No derradeiro milímetro perto da abertura da palheta pode-se clarear efetivamente a sonoridade e melhorar o ataque do pp. Perigo: o mesmo do procedimento anterior!

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6. Com um desbaste nas partes laterais (como marcadas na ilustração) pode-se obter que o som fique mais escuro.

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* Andrea Wurmbäck, nascida no ano 1960 em Werneck, na Alemanha, é desde 1984 fagotista-solista da Orquestra Filarmônica do Teatro de Würzburg. Formada em fagote por Eberhard Buschmann (Würzburg) e por Alfred Rinderspacher (Mannheim). Tem também experiência no instrumento pelo qual iniciou seus estudos, o violão, e ampla experiência e atividade na música de câmara. Sua experiência na área das palhetas durante o tempo de sua atividade de orquestral fizeram dela uma especialista nesse campo, sendo freqüentemente convidada a dar cursos sobre a confecção de palhetas.

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