fagotes históricos IV

(expostos nos museus de Berlim, Leipzig, Munique, Nürnberg e Tübingen)

informações extraidas de "GESCHICHTE DES FAGOTTS" (A História do Fagote) de SEBASTIAN WERR

Editora Wissner 2011

www.wissner.com

HEINRICH GRENSER

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fabricante: Heinrich Grenser

 

 

 Heinrich Grenser (1764-1813) assumiu em 1796 a firma de seu tio Carl August Grenser (1720-1807).

Devido à grande quantidade de fagotes sobreviventes deste muito bem conceituado construtor Heinnrich Grenser, que hoje ainda servem como modelo para as cópias dos instrumentos de época, pode-se considerar que este seja um instrumento típico: característica dos fagotes construidos à moda de Dresden, que foi cultuada também por Jakob Friedrich Grundmann (1727-1800) e que serviu de orientação a muitos construtores para além do âmbito da Saxônia.

É bem provável que se deva a Heinrich Grenser o uso da chave do Mi bemol acionada pelo dedo mínimo esquerdo; entre os franceses, inclusive entre os modernos, prevaleceu o uso desta chave acionada pelo polegar esquerdo. Na campana encontra-se um orifício de ressonância, como aliás em muitos fagotes de Dresden.

Junto a este instrumento encontra-se também um suposto bocal original de latão, medindo 390mm.

 

local: Dresde, Saxônia, Alemanha

data de fabricação: entre 1796 e 1806

Coleção do Museu de Instrumentos Musicais na Universidade de Leipzig, catálogo 1387

Corpo do instrumento feito de bordo (ingles=maple wood, alemão = Ahorn) constituido de 4 partes.

Anel da campana torneado na madeira

Curva da culatra em cortiça

9 Chaves de latão, encapsuladas na madeira, sendo:

  • na asa - 2 chaves de registro (polegar esquerdo)
  • na culatra - 4 chaves:
    • dó# e Fá# (polegar direito)
    • Fa e Lab (mínimo direito)
  • no baixo - 3 chaves:
    • Ré e Sib grave (polegar esquerdo)
    • Mib (mínimo esquerdo)
 

detalhes de construção:

Chave do Mibemol  acionada pelo dedo mínimo da mão esquerda

campana com orifício de ressonância e anel torneado no corpo de madeira

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